QêPêTê

Rua Elias Garcia, nº 96 - Ap 53

4750-144 Arcozelo Barcelos

  • Facebook Quinoa Portuguesa
  • Instagram Quinoa Portuguesa
  • YouTube Quinoa Portuguesa

© 2017 QêPêTê. All rights reserved

Benefícios da Quinoa

Considerada um dos alimentos mais completos em nutrientes pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e pela Organização das Nações Unidas.

Quinoa: o super alimento

Rica em proteínas, a Quinoa contém todos os aminoácidos essenciais de que o nosso corpo precisa.

A Quinoa é um dos únicos alimentos vegetais que fornece proteínas completas, contendo todos os aminoácidos essenciais para um equilíbrio saudável do organismo. Estes aminoácidos não são produzidos pelo organismo, sendo obtidos apenas pela alimentação, o que faz da Quinoa um alimento de alto valor biológico.

A proteína tem papel importante na formação dos músculos e na manutenção da saúde do tecido muscular, com a função de reparar as micro lesões que acontecem normalmente nos músculos quando praticamos alguma atividade física intensa.

 

A Quinoa não contém glúten.

Por não conter glúten, a Quinoa é um excelente substituto de cereais, como o trigo por exemplo. Esta característica faz da Quinoa um alimento indicado na alimentação de crianças e bébés.

O consumo de Quinoa pode ajudar na redução do colesterol.

A quantidade de fibras contidas em 100g de Quinoa pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol.  As fibras ajudam na digestão dos ácidos biliares que são feitos, em parte, de colesterol, potenciando a diminuição do chamado “mau” colesterol.

Ao fornecer gordura saudável para o coração, como o ómega 3 e 6, a Quinoa torna-se numa forte aliada na prevenção de doenças cardiovasculares.

Como complemento de uma alimentação equilibrada, a Quinoa pode ajudar na perda de peso

Por ser rica em proteínas e possuir uma grande quantidade de fibra, é recomendável que se incorpore o consumo de Quinoa numa alimentação equilibrada. Assim, o seu consumo pode aumentar o metabolismo, ajudar a reduzir o apetite e a aumentar a sensação de saciedade.

O consumo de Quinoa é recomendado para os para desportistas.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a Quinoa apresenta quantidades de proteína semelhantes à do leite, ajudando na formação de massa muscular, quando conciliada com actividade física. 

A Quinoa possui poderosos antioxidantes.

Apesar de possuir as vitaminas C e E, poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios, não é por estes nutrientes que é reconhecida. A Quinoa destaca-se por ser uma fonte importante das vitaminas B - nomeadamente as vitaminas B1, B2, B3, e B6 – que são parte essencial para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso e para a manutenção muscular.

A Quinoa tem um baixo índice glicémico, tornando-a indicada para diabéticos.

O índice glicémico da Quinoa, ou seja, a forma como o seu consumo aumenta os níveis de açúcar no sangue, é baixo. Por isso, a Quinoa é digerida de forma mais lenta pelo nosso organismo, sendo indicada para diabéticos pois não provoca alterações bruscas do índice de açúcar no sangue.​